Mulher, mulher...
Na escola em que você foi ensinada,
Jamais tirei um dez, sou forte mas não chego aos seus pés.




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O QUE É ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO?


Assediar significa perseguir com insistência, importunar, molestar alguém, causando-lhe constrangimento físico ou psicológico.

O assédio moral pode ser definido como “toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”.

Assim, importante mencionar que eventuais ofensas ou atitudes levianas não caracterizam o assédio moral, sendo que este apenas se fará presente quando a conduta  ofensiva estiver revestida de continuidade e por tempo prolongado, tornando-se tais práticas, um hábito por parte do  (s) agressor (es). Ofensas pontuais, causais e esparsas, dessa forma, não caracterizam o terror psicológico representado pelo assédio moral, dando ensejo, por sua vez, a danos morais, danos materiais ou crime contra honra do ofendido.

Assim sendo, percebe-se que o assédio moral caracteriza-se  por ser uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que se exterioriza através do uso de violência psicológica contra a vítima e sua dignidade que, de forma repetitiva e prolongada, a expõe as situações vexatórias, seja em seu ambiente de trabalho, familiar ou educacional.

Diversas são as expressões utilizadas com o fim de ofender ou “diminuir” a vítima do assédio, tais como: “ Você é mesmo difícil. Não consegue aprender as coisas mais simples! Até uma criança faz isso!”; “ A empresa não é lugar para doente.  Aqui você só atrapalha; Você é mole, frouxo. Se não tem capacidade para trabalhar, fique em casa, passando roupa”; “A empresa não precisa de incompetentes iguais a você; Ela faz confusão com tudo...é muito encrenqueira! É histérica”; “É melhor pedir demissão... não está produzindo nada.... está indo muito ao médico”; “Se você não quer trabalhar porque não dá lugar para outro?”, entre várias outras.

2 comentários:

  1. daniela schramm de andrade8 de novembro de 2011 às 03:36

    cristina... adorei seu blog...muito util a todas as mulheres...vai tirar a duvida de muitas pessoas...bjo dani

    ResponderExcluir
  2. Lisandra
    Parabéns meninas pelo BLOG, vou indicar as amigas!

    ResponderExcluir