Mulher, mulher...
Na escola em que você foi ensinada,
Jamais tirei um dez, sou forte mas não chego aos seus pés.




quinta-feira, 3 de novembro de 2011

REGRAS PARA A APOSENTADORIA


As servidoras que entraram no serviço público a partir de dezembro de 19998 podem se aposentar com 55 anos de idade, 30 de contribuição, 10 no serviço público e 5 no cargo.

A Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, em seu art. 6º, determina que a funcionária que tenha ingressado no serviço público até aquela data pode aposentar-se, com proventos integrais, quando vier a preencher, cumulativamente, as seguintes condições: 55 anos de idade, 30 anos de contribuição, 20 anos efetivo de exercício no serviço público, 10 anos de carreira e 5 anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.

Entretanto, se o ingresso ocorreu após dezembro de 2003, a funcionária pública perderá o direito a integralidade, passando a sua aposentadoria a ser calculada conforme disposto no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Para as funcionárias públicas que, até a data da publicação da emenda, tenham cumprido todos os requisitos para obtenção da aposentadoria ou pensão para os dependentes, é assegurada a concessão, a qualquer tempo, desses benefícios, com base nos critérios da legislação vigente à época em que os requisitos legais forma satisfeitos.

Cabe, ainda, informar que a servidora permanecer em atividade, tendo completado as exigências para a aposentadoria voluntária, fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor de sua contribuição previdenciária até completar as exigências para a aposentadoria compulsória, que ocorre aos setenta anos de idade.

A empregada da iniciativa privada, conforme disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem completar 30 anos de contribuição para aposentadoria, que será  calculada de acordo com a média das contribuições desde julho de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário